Enquanto mãe ou pai, já deve ter feito muitas malas para os seus filhos. Mas uma coisa é quando se faz a mala para eles irem de férias com os pais, outra é quando eles vão sozinhos para uma colónia de férias. Siga estes conselhos para que tudo corra bem.

1ª Dica

Quando eles vão para uma colónia, existe sempre uma carta da colónia da balnear da Cáritas de Leiria-Fátima com informações úteis sobre o que levar. Leia com atenção, pois é importante que saiba ao pormenor tudo o que é preciso levar para aquela colónia específica.

2ª Dica

Arrume as roupas em sacos transparentes com fecho de correr e divida por categoria. Por exemplo, fatos de banho num saco, calções noutro, meias noutro, etc.

3ª Dica

Se o seu filho levar duas malas, divida a roupa numa e roupa de cama, toalhas, sapatos noutra.

4ª Dica

Identifique tudo! Mais vale perder uns minutos a colocar o número de roupa, que foi atríbuido ao seu filho, em toda a roupa e objetos, para que depois na colónia não seja confrontado com outro objeto igual e não ter forma de provar que é dele.

Por norma, o mais fácil é adquirir uma caneta numa retrosaria para este efeito.

5ª Dica

As malas devem ser feitas em conjunto com o seu filho, para que ele saiba o que leva e onde vai guardado.

6ª Dica

Se o seu filho toma um medicamento, é conveniente informar o monitor dessa situação, além de que o medicamento deve ir com a indicação das horas a que deve ser tomado.

7ª Dica

Faça uma lista com tudo o que o seu filho leva para a colónia. Faça duas cópias, uma para si (para conferir tudo quando ele regressar) e outra para o seu filho levar (ajuda-o a ver se não deixa nada para trás e também para o monitor).

8ª Dica

Não deixe que o seu filho leve objetos e dinheiro. Também não é permitido o telemóvel.

A Cáritas Dicoesana de Leiria não se responsabiliza pelo extravio destes.

9ª Dica

Para as meninas, nunca é demais os elásticos para o cabelo. Compre um conjunto que tem vários, para no caso de perder um, tenha sempre outro à mão.